Monday, May 14, 2007

Paris je t'aime


Je t'aime
Originally uploaded by Raio de sol.

64 comments:

Anonymous said...

Quero lá voltar. Mas não em Março. Não com essas nuvens no céu. Não com tanto frio, que se enregelam as mãos ao fotografar. Pode ser que nessa altura, me apaixone por Paris, e me sinta nostálgico ao voltar. Até lá, olhar para as Tulherias, desta perspectiva ou da da minha máquina, não me faz suspirar de saudades, confesso.

Serei um erege por isso?

Raio_de_Sol said...

rsvt: Da primeira vez que fui a Paris não queria voltar. Foi amor à primeira vista. Mas como nada dura para sempre, pelo menos com a mesma intensidade da primeira vez, o regresso já se fez com outros olhos. Esta foto foi tirada na terceira visita à cidade, altura em que tive tempo de sobra para me perder pelas ruas da cidade, visitar exposições e nem as núvens no céu conseguiram tirar-me o sorriso da cara. Mas também pode ser por gostar de dias frios, de enrolar um cachecol à volta do pescoço e sair para a rua de boina e mãos enfiadas nos bolsos de um casaco quentinho. E também por não ter grandes saudades das ondas de calor do Verão, que me sufocam. Isto tudo para dizer que não, não és um erege :)

Anonymous said...

Ok, eu confesso... Foi a minha primeira ida ao estrangeiro, estrangeiro (o que com a minha provecta idade, não abona muito a meu favor!), e não tinha ideia de que em Março, Paris era tão escura e fria. E eu não me dou bem com o frio, fico irritadiço... Culpa minha, portanto.

Deve ter sido por isso, porque todas as outras pessoas que conheço amaram Paris à primeira vista, que o impacto foi maior. Pareceu-me banal, normal, sem o brilho que sempre ouvi falar.

Mas lá que tem umas coisas giras, lá isso tem! Por exemplo, essas cadeirinhas, nos jardins, magnificas para descansar (se fosse cá, já uns quantos teriam feito o favor de as "desviar" para as residencias!) e (abso)ver a vida que nos rodeia! Foi numa dessas que comi um hamburguer (blargh), amedrontado com um pato que atravessou o lago, na minha direcção, para depois perseguir uns pobres pombos! Medo!!!

Raio_de_Sol said...

Apesar das nuvens carregadas, tive a sorte de andar o dia inteiro a passear a pé pela cidade e só apanhar uns chuviscos. Já o frio glaciar no topo da Torre Eiffel não m deixou apreciar a vista por mais de 10 minutos. Bom regresso a Paris num dia solarengo!

Anonymous said...

Concordas que em Paris, a pé, os quilómetros parecem centímetros? Que andamos que nos fartamos, and yet, não reclamamos? Pelo contrário, gostamos tanto que queremos ir mais longe?

Quando cá, para irmos de casa ao café, temos de levar a viatura, porque "é muito longe"?

:)

Raio_de_Sol said...

Bem... eu confesso que reclamei um bocadinho depois de ter ido de Notre Dame até à Torre Eiffel a pé. Mas neste caso, quem corre por gosto não cansa. E se tivessemos carro em Paris, ainda iriamos andar a pé?

Anonymous said...

SUA FRACA! :))

Bom, confesso que o mais próximo que tive desse percurso foi Champs Elysee (metro George V) - Pont D'Alma - Pont Alexandre III - Les Invalides - Orsay - Pont Neuf. Como durou um dia, há noite, o cansaço já obrigava a arrastar os pés... Mas valeu, a meio caminho, por uma bola de berlim e um Compal maça!

Falta à Torre uma boa, e bem localizada, estação de metro. Ou um bocadinho mais de luz nos Champs de Mars e no Trocadero.

Sem carro, mas com uma óptima rede de metro (o mesmo já não se pode dizer dos veiculos e da maioria das estações), o ideal é andar a pé. E ver, e sentir, e ouvir, e cheirar Paris. A maior curiosidade é mesmo essa. A nossa necessidade de "absorver", que ao contrário dos restantes turistas, nos leva a perder minutos a pé e a ganhar kms nas pernas. Pelo que... não, mesmo com carro, continuaria a preferir optar por outros meios de transporte (e o estacionamento, hum??!!?)

And yet, confesso que tive curiosidade de conduzir em Paris. Ver até que ponto é que eu, que sou perfeitamente desenvencilhado na estrada, me safava ao volante, no meio daquela confusão toda, que me pareceu ainda pior do que no Porto!

Mas, regra n.º 1, há que saber praguejar em francês! E regra n.º 2, saber preencher uma declaração amigável, em francês... Resultado, poupei dinheiro no aluguer e investi em titulos de transporte da RATP.

:) Bom dia!

Raio_de_Sol said...

Quem consegue sair da rotunda do arco do triunfo sem um beliscão no carro, consegue conduzir em qualquer lugar. Aquilo é pior que a rotunda do marquês. E com a quantidade de taxistas portugas em paris, há boas possibilidades de entenderem uns quantos palavões em português heheheh

Anonymous said...

[ será que consigo reduzir o tamanho dos meus comentários? ]

Parece, porventura normal que só tenha visto 4 portugas?! Os do restaurante onde fui ver o Sporting - Porto (yes, yes); o que me vendeu A bola de berlim!; e o moço empregado de um restaurante típicamente francês, perto da Sorbonne.

E uma sexagenária, já agora, com um cachecol do Benfica :| enrolado no pescoço, em plena Rue de Turbigo.

Lá que os há, há! Andaram foi a fugir de mim (literalmente, dado que um dessas taxistas deveria ter-me ido buscar ao aeroporto e baldou-se!)

Raio_de_Sol said...

Quatro portugas num dia é uma boa percentagem :)

Anonymous said...

erm... Quatro numa semana!

É por isso que espanta! Ia a contar encontrar um a cada esquina!

Raio_de_Sol said...

Hum... andavam fugidos do frio ;)
E que significam as minúsculas que não aparecem em maiúsculas?

Anonymous said...

Espertos, os 'tugas! :)

Nada de especial. Irrita-me escrevê-las em maiúsculas e a vontade própria do blogger passá-las a minúsculas... :p

Mas cuidado com as perguntas que fazes. Lembra-te das respostas espontâneas dos miudos com piada. O que não é propriamente o caso...

risos

Raio_de_Sol said...

Já cá não está quem perguntou!

Anonymous said...

óoohhhhhh

(são iniciais de um nome completo, que por mero acaso não te diz nada, porque caiu aqui por mero acaso. ainda que, cada vez, com maior curiosidade...)

:)

Raio_de_Sol said...

A vida é mesmo cheia de acasos. E será que a curiosidade mata mesmo o gato? ;)

Anonymous said...

Agora que já mais ninguém espreita, diria que sim. Mata, esfola, arranha, atira-nos, com um murro no estomago, ao Sena.

A malvada da curiosidade tem destas coisas... Faz-nos carregar no F5 à procura de um comentário novo.

:)

Anonymous said...

:\ já troquei de teclado. ficou com uma tecla a menos... bom fim de semana!

Raio_de_Sol said...

Bom fim de semana!

Anonymous said...

Pensei que já cá não voltavas...

:)

Anonymous said...

Estamos sempre a aprender, right?

Este fim de semana, num filme qualquer, descobri que Herege se escreve com H. Claro que fui confirmar se o tradutor tinha razão. E parece que sim...

:)

Raio_de_Sol said...

Pelos vistos também podemos aprender com os filmes. É herege sim (herege com h, não seres um herege). Ricardo, não é?

Anonymous said...

Ou Rui, Rodrigo, Renato...

;)

(na maioria das vezes, desaprendemos! tal a qualidade de algumas traduções. mas neste caso, era eu que estava errado)

Raio_de_Sol said...

Ou rafael, ou romeu, ou ribatejano... :)

Anonymous said...

:)

Falharam-me dois nomes! Bolas!

(ribatejano é lindo, mas não é nome!)

Raio_de_Sol said...

Romão, Rómulo...

Anonymous said...

:)

Será que se encontra, online, um dicionário de nomes, ó menina scalabitana??!?

Raio_de_Sol said...

Claro que sim senhor poderoso:
http://www.clicfilhos.com.br/site/especiais/nomes/dicionario_nomes.htm

Anonymous said...

Reginaldo, o senhor poderoso!

(lol)

Isso do poderoso, soa bastante mal! Estou longe de ser importante!

Anonymous said...

[ já percebi a do senhor poderoso! esquece lá isso... ]

Faz-me, naturalmente, confusão que tenhas acertado à primeira... Assim, do nada... Ou há algo que deva saber?

:)

Raio_de_Sol said...

Ou tenho um sexto sentido mto apurado ou apareceu-me uma janela qq no msn para adicionar alguém com umas iniciais familiares

Anonymous said...

LOL

Que disparate, isto de procurar ser misterioso e, simultaneamente, dar tiros nos pés! E logo com um canhão! Baaahh!!!

( sim, tens razão, ó senhora sabedoria!... mas já fiquei a saber o teu mail, toma, toma! )

Raio_de_Sol said...

A miss sabedoria ainda está para descobrir essa parte do mail

Anonymous said...

Soma-se 2 + 2, procura-se no google, arrisca-se... et voilá! acerta-se!

Raio_de_Sol said...

É uma bela ferramenta esse google

Anonymous said...

Dizem que sim ;)

[ mas no instante em que a sua utilização possa colocar o que quer que seja em causa, avisa... ]

Raio_de_Sol said...

Combinado!

Anonymous said...

Foi para te dizer aquilo, sem olhares indiscretos, que utilizei a ferramenta... erm, o google, leia-se!

E acabei por ficar a saber que o fotopt.net morreu.

Raio_de_Sol said...

Hum... aquilo? (agora a tótó sou eu)

O fotopt foi dos primeiros sites em que coloquei fotos online, mas acabou por desaparecer e dar lugar a muitos outros

Anonymous said...

aquilo (o pressuposto da coisa, no comentário anterior) -> " [ mas no instante em que a sua utilização possa colocar o que quer que seja em causa, avisa... ] "

Mas como não tens nenhum mail referenciado no blogger nem no flicker :) dai a ferramenta.

Não és tótó ;) O meu comentário não era explícito!

Raio_de_Sol said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Mais, mais?? Que farturinha de e-mails! Já te posso spamar??

:) espero que ninguém se lembre de andar a espreitar esta conversa de loucos!

[ soIna é lindo! :) ]

Raio_de_Sol said...

Soina não solna :)
Vou apagar o endereço, pelo sim pelo não

Anonymous said...

Sim, sim, soina. Aquilo é um 'i' maiusculo! Not um 'l'!

:)

Assustei-me, quando vi que alguém tinha apagado. E antes de ter dado conta que foste tu. Antes assim... Ufa!

Bom dia, raio! Brilha muito, anda!

Raio_de_Sol said...

Bom dia, ou melhor boa tarde!

Anonymous said...

Sim, boa tarde... Isto são lá horas para chegares ao trabalho, eish?!!!?!

:)

Raio_de_Sol said...

E quem disse que não estive a trabalhar? Não sou funcionária pública com horário das 9 às 17 ;)

Anonymous said...

:) vida de funcionário público pode não significar boa vida...

Reportagem no exterior?

Raio_de_Sol said...

Bingo!

Anonymous said...

Huummm...

Desta vez, foste jogar paintball com os senhores velhotes?

Raio_de_Sol said...

Naaa, hoje estou a descansar :)

Anonymous said...

Vida de jornalista é dificil, já vi!

;))

Raio_de_Sol said...

Não mais que de funcionário público ;)

Anonymous said...

Bom, mas queres mesmo discutir isso?!

É que os funcionários públicos não ganham o direito de aprender a jogar golfe, com professoras giraças!

;)

Raio_de_Sol said...

Ora aí está, era uma bela ideia para promover a alegria no trabalho :)) Mto bem informado!

Anonymous said...

Os dirigentes públicos são curtos de vista, no que toca à promoção de "um melhor trabalho para todos"!

:)

É uma mania antiga... Ler os blogs do fim para o principio. Descobrem-se umas coisas giras... cof cof

Raio_de_Sol said...

Os gestores estão mto entretidos com os lucros, mas esquecem-se que está provado que o riso no local de trabalho aumenta a produtividade. E logo os tais lucros que tanto ambicionam.
A mania é só ler blogs ou tb escrever em algum que o google ainda n localizou?

(será que há um limite para o número de comentários?)

Anonymous said...

:)

Deste por ti a pensar que o google, afinal, não é perfeito??

(não faço a mínima ideia, mas é boa altura para experimentar!)

Anonymous said...

Afinal de contas, o google tem sempre razão.

Não descobriu, porque não há nada para descobrir. Só leio, não escrevo. A minha vidinha parece ser pouco interessante para merecer destaque...

Raio_de_Sol said...

Isso do pouco interessante depende do ponto de vista. Ou então é pq ainda n começaste a jogar golfe no local de trabalho ;)
Google rock's!

Anonymous said...

A vontade de estar por aqui, hoje, é menos de nenhuma... Sinto-me a quebrar, deve de ser ataque alérgico ou constipação.

Sendo assim, venha de lá um mimo como esse! Sol, muito verde, anca, tacada! E um carrinho, para guiar feito doido, com vento a bater na cara!

Ai, ai... Nem a Taça me deixa mais satisfeito! :)

Raio_de_Sol said...

Olha um lagarto com vontade de ir apanhar sol!
*(antes que perguntes, não tenho preferências futebolísticas)
**(podes usar o mail, sempre é mais discreto que testar a capacidade de comentários do blogger)

Anonymous said...

Nem uma paixãozita pelo U. Santarém? Precisa do teu apoio, tem 3 meses de ordenados em atraso!

Raio_de_Sol said...

Tou cheia de pena deles!!