Friday, September 29, 2006

Reclames

Sempre gostei de anúncios televisivos que transformam os intervalos no momento mais criativo da televisão portuguesa. Assim de repente lembro-me do filme do Ikea ou daquele fantástico da Vodafone que conta a história do comboio mais lento do Mundo. E claro o do azeite:

Tirem-me a vista.
Tirem-me para sempre a luz de Lisboa,
tirem-me as encostas do Douro, o Tejo e o Alentejo,
tirem-me a calçada dos passeios e os azulejos da parede.
Tirem-me o ouvido.
Tirem-me para sempre o choro da guitarra e o pranto do fadista,
tirem-me os pregões das mulheres do bulhão e a pronúncia de norte a sul,
tirem-me a fúria de espuma das ondas e o grito do golo.
Tirem-me o tacto.
Tirem-me para sempre o sol de Inverno a bater na cara,
tirem-me o barro a ganhar forma entre os dedos,
tirem-me o rosto queimado da minha mãe e a mão áspera do meu pai.
Tirem-me tudo isto, mas não me tirem o gosto.
Porque se eu ainda for capaz de saborear a alheira a rebentar de sabor, ou o bacalhau com todos a nadar em azeite, serei capaz de dizer, se não me tirarem a fala, que estou em Portugal.

Azeite Gallo. A cantar desde 1919.

E desse lado, quais os "reclames" que mais gostam?

5 comments:

lidia said...

do Polylon

Anonymous said...

do boca doce: " o boca doce é bom é bom é! Diz o avô e diz o bébé! O bocadoce é bom é bom é!!
embras-te ou já n é do teu tempo?

Raio_de_Sol said...

Lídia: Polylon??
Anónimo: Sim, lembro-me do doca doce
Shane: Assim de repente n me lembro desse anúncio do Alaskan Glacier Cruise...

lidia said...

Ai que a sra professora não sabe...polylon são os fechos de correr que a mamã usa...a mamã e as outras senhoras!

Raio_de_Sol said...

Isso faz lembrar os Parodiantes de Lisboa