Saturday, May 21, 2005

From Malta with a tatoo

O que da misturar arabe, ingles e italiano? A resposta e Malta, uma ilha perdida no meio do Mediterraneo. Foi preciso vir tao longe para fazer a tal tatuagem que ja andava a planear ha uns tempos... mas esta nao e a unica marca que vou levar comigo. E impossivel ficar indiferente as linhas da cidade de Valleta, ao silencio das ruas de Medina e Rabat, a construcao mais antiga do mundo (Limestone), aos gatos malteses, aos autocarros coloridos, aos olhos protectores de Osiris - que decoram os barcos locais - e as varandas deste pais arido, que recem-entrado na UE, que ainda anda a fazer contas de cabeca para converter as libras em euros e que faz lembrar Marrocos e os paises arabes pela cor das casas. As 170 fotos que ja tenho vao ajudar a ilustrar todas estas recordacoes.
Amanha estou de regresso. Saha para Malta.

Saturday, May 14, 2005

Bag maniac



O universo feminino esconde vários enigmas: porque é que as mulheres vão sempre ao wc aos pares, porque é que têm de fazer filmes por tudo e por nada e porque andam sempre com a casa às costas. No meu caso, eis o conteúdo de uma das minhas múltiplas malas.

Smart chics

São jovens, independentes, estão em fase de mudanças e andam viciadas em revistas de decoração. Uma tem a mania de pintar as paredes às cores, outra prefere a luminosidade do branco.



Friday, May 13, 2005

Seams so unreal

... porque se desse, a conversa era outra:
À medida que o passeio ia chegando ao fim, ela suspirava por mais uma noite sem ele, ele continuava sem saber como convidá-la para sair. Até que respirou fundo e perguntou-lhe se tinha planos para essa noite. Ela, surpreendida e borboleteante, disse que nada tinha combinado. Um jantar e um filme pareceu-lhes um bom começo. No escurinho do cinema, ela aproximou-se do ouvido dele para um comentário, ele virou a cara instintivamente e os lábios roçaram ao de leve. Ainda a saborear o que tinha acontecido, levou-o a casa dele. Carinho puxa carinho, as roupas começam a cair, assim como as barreiras que os tinham afastado. Ela sorri ao reparar na sua pele de galinha, que se transforma ao toque dele, ao roçar da barba pelo seu peito. Guia-o para onde quer e tenta fazê-lo esquecer o mundo exterior e o seu próprio mundo, onde tudo o que estava a acontecer parecia irreal.

Trips

Contou-lhe parte da vida de trás para a frente. À medida que iam fugindo ao trânsito, crescia o avontade para revelar um e outro e mais outro pormenor de experiências que ficaram na memória. Ela ouvia-o atentamente, como sempre fazia, enquanto recordava a frase "somos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos". Quando a viagem chegou ao fim, suspirou a desejar prolongar o passeio ao passado. Mas o presente é bem real e não dá espaço para sonhos ou devaneios.

Sad but True

É curioso ver como as pessoas gostam de saborear a tristeza alheia. É como se ficassem aliviadas quando se apercebem que existe alguém tão ou mais deprimido que elas próprias. É o que basta para começarem a sentir-se menos mal, devorando os problemas de terceiros de forma a esquecer o que lhes vai consumindo a alma.

Friday, May 06, 2005

Damien Rice

Cannonball

there’s still a little bit of your taste in my mouth
there’s still a little bit of you laced with my doubt
it’s still a little hard to say what's going on

there’s still a little bit of your ghost your witness
there’s still a little bit of your face i haven't
kissed
you step a little closer each day
that i can’t say what's going on

stones taught me to fly
love taught me to lie
life, it taught me to die
so it's not hard to fall
when you float like a cannonball

there’s still a little bit of your song in my ear
there’s still a little bit of your words i long to
hear
you step a little closer to me
so close that i can't see what's going on

stones taught me to fly
love, it taught me to lie
life taught me to die
so it's not hard to fall
when you float like a cannon..
stones taught me to fly
love taught me to cry
so come on courage
teach me to be shy
'cause it's not hard to fall
and i don't wanna scare her
it's not hard to fall
and i don't wanna lose
it's not hard to grow
when you know that you just don't know


Closer

Uma pequenina lembrança de amor

"Um bocadinho de gostar"
Gostei tanto desta frase. Não consegui evitar ligar-te, convidar-te para vir comemorar comigo a vitória futebolistica, mesmo sabendo da impossibilidade. Ora se sei, pq é que ainda penso nisso? Porque és a única pessoa que mostra esse bocadinho de gostar ao qual não sei resistir...
E também me fez recuar no tempo, ao recordar este poema

No dia em que eu morrer
Só quero uma coisa...
uma coisa que eu pudesse levar na memória
Como uma história, um conto, uma ilusão...
Só quero realmente uma coisa
Ter tido a vida como um fruto da minha alma
Como uma pétala de flor
Quer dizer, que tenha deixado naqueles que amei
uma pequenina lembrança de amor...
Júlio Roberto

Momento da noite

Cenário: Pequeno bar numa pequena cidade ribatejana.
Personagens: Duas amigas, uma delas com uma atracção especial pelo chefe de bar, que já conhece de outras andanças.
Chefe de bar: atraente qb, com uma t-shirt onde pode ler-se "Pede um Desejo"
Ela tenta ganhar coragem para perguntar onde é que se esfrega a lamparina, qual Aladino e o Génio da Lâmpada. Até que, com uma voz sensual, diz:
- E posso pedir um desejo?
- Depende, desde que não me peças dinheiro!
...
Foi a coisa mais romântica que lhe disseram...